quarta-feira, 23 de março de 2011
Órfãos de Haximu
O livro narra a História de dois irmão gêmeos nascidos de uma índia com um inglês numa aldeia onde habitavam os Yanomami. Às custas do infanticídio, os dois irmãos têm que ser separados, pois apenas um poderia sobreviver. Sabendo disso, o pai foge com o menino para a Inglaterra e após crescido e insatisfeito por não saber o suficiente sobre seu passado, Daniel decide investigá-lo, o que o leva a voltar para as florestas brasileiras e viver como um verdadeiro Yanomami.
Quem foi Laura Blasser?
Após ficar órfã durante o massacre de Haximu(1993), Nape, a irmã de Daniel, é levada para uma instituição onde se encontram a maioria das crianças que ficaram órfãs durante o massacre. É então que Nape conhece Laura, a responsável pelo abrigo. Laura é uma mulher inteligente que dá a Nape toda atenção e educação necessárias, cuidando dela como se fosse uma filha e fazendo-a crescer firme e forte.
-- x --
'Órfãos de Haximu' é um interessante livro romântico que mistura muito bem ficção e realidade, e que nos traz bons questionamentos étnicos e ambientais, fazendo-nos perceber quão grande é a nossa riqueza cultural.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Nossos Olhos Sobre "O Cortiço".
Todos nós sabemos o quanto a população brasileira vivia precariamente em meados do século XIX. Sabemos o quanto essa população sofria para, ao menos, conseguir viver decentemente, no meio de tantas injustiças e descasos que eram comuns naquela época. E é isso que o livro "O Cortiço", de Aluízio Azevedo, nos traz.
--- x ---
A editora Ática lançou "Clássicos brasileiros em HQ". Entre esse clássicos encontramos "O Cortiço", uma obra naturalista que traz à tona a realidade das pessoas mais desfavorecidas da sociedade, e pela primeira vez dá a elas o papel principal da narrativa. É por esse motivo, que muitas vezes nós jovens nos constragemos com a leitura, pois damos de cara com fatos e imagens que nunca tinhamos visto antes, ou não por este lado.
Adorei o livro. O indico não só para jovens como também para adultos, pois mesmo sendo em HQ, a história é muito realista e apresenta os fatos como eles realmente são. No livro, percebemos isso claramete, pois enxergamos que os personagens costumam agir por instinto: com violência, traição e exploração social. Além disso, o livro é ótimo por ser de fácil, e divertida leitura.
Uma das características do naturalismo que percebemos durante a leitura, é o fato dos personagens agirem de acordo com o meio em que vivem, isto é, os personagens acabam se adaptando ao cortiço. Como exemplo disso temos Jerônimo, que ao chegar no cortiço e se apaixonar por uma das mulheres que alí habitam, acaba se adaptando aos costumes deste, é tanto, que decide ficar.
Assim, podemos dizer que o livro "O Cortiço" é uma panela de fatos reais que a nossa sociedade viveu, e então, um verdadeiro retrato do povo brasileiro.
O Cortiço
Aluízio Azevedo - Adaptado por Rodrigo Rosa e
Ivan Jaf, Editora Ática, 70 páginas.
Assinar:
Postagens (Atom)