O livro “Iracema em Cena”, escrito por Walcyr Carrasco é uma adaptação do Iracema original de José de Alencar para um livro mais simples. É um romance da editora ática com 120 páginas, publicado em São Paulo, no ano de 2008. 1º edição.
[...]
O livro conta um romance proibido vivido por Adamo, que sonha em ser autor de novela, com uma linda jovem chamada Joana, que trabalha como atriz e modelo.
“...Iracema, A virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado..” [trecho do livro página 16.]
Adamo sonha em ser escritor de novelas e minisséries. Porém, não consegue realizar seu sonho por causa da sua situação financeira, que não é muito boa. Isso lhe faz trabalhar em uma loja de roupas, como balconista. É em um dia de trabalho que Adamo tem a chance de entrar para o mundo da televisão: Ele ver o diretor de uma emissora entrar na loja em que trabalha e logo lança sua indireta. Ele diz que quer adaptar o romance “Iracema” para uma minissérie ou uma novela. Adamo logo conquista o diretor, que em seguida, pede para que ele crie o roteiro da minissérie e que o leve para a emissora nos próximos dias. O problema, é que Adamo não sabe nada sobre o romance de Iracema, e muito menos sobre como criar um roteiro de novela, e só inventou isso porque no momento do encontro a emoção foi tanta, que o fez esquecer todas as suas idéias. A partir daí, a fim de obter ajuda, Adamo corre atrás de seu professor de literatura que o leva a um antigo ator de novela. O velho ator lhe empresta um roteiro de novela e um livro, que fala sobre Iracema. Só assim, Adamo consegue ter a idéia de como criar um roteiro e, iniciá-lo. É durante a seleção para saber quem vai interpretar Iracema, que Adamo conhece Joana, e começa, a saber, de verdade sobre a sua vida. Após receber a notícia de que o papel de Iracema era de Joana, Adamo, sem querer, começa a se encontrar as escondidas ela. Depois de descoberto, o romance deles começa a ser criticado pelos seus amigos, que dizem que Adamo não é um homem de porte para namorar Joana, e logo em seguida, proibido pela mãe de Joana pelos mesmos motivos, e porque ela sonha com um noivo milionário pra filha.
Um ponto muito marcante que notei durante a leitura é que Adamo passa a escrever seu roteiro através do que ele vai vivendo com Joana, pois a situação deles é bem parecida com a dela. Notei que ele passa a substituir os personagens da trama pelas pessoas que lhe rodeiam. – Isso da mais emoção ao texto.
Outro ponto que me chamou muita atenção foi o fato do livro contar resumidamente como é formado um roteiro de novela. Eu por exemplo, não sabia com um roteiro era formado e após ler o livro, eu pude perceber que não é uma coisa tão simples.
Termino dizendo que não tenho nenhuma crítica para fazer. Simplesmente adorei o livro e o indico para todos. Achei o livro super interessante e diferente, já que antes, não tinha lido nada parecido.
ÔôÔ... Loreeh!! tu é a melhor!! \õõõ/
ResponderExcluirmto massa, Mingau... hê :3
bjOs =*
L.R(: õ/
'-' pow... valeu aê Laís! ¬¬
ResponderExcluirAlanna,
A.M <- Oo \ô/