quarta-feira, 16 de junho de 2010

Calopsitas \o/



Pooovooo! \o/

Eu não contei a vocês que tenho uma calopsita? aqueles passarinhos conhecidos pelo topetinho que eles têm? que absurdo :@
Enfim, eu tenho uma calopsta macho chamada "Dock" \o/. Ele é muuuito lindo, e neste exato momento está tentando arrancar meu sinal :O - esse é o terceiro. ¬¬
Hoje eu pesquisei um pouco sobre as calopsitas e quero mostrar algumas coisas pra vocês sobre elas. Então lá vai:



A História

As calopsitas são originadas da Austrália, e pertencem à família das Cacatuas.Em 1838, John Gould, autor bem sucedido de livros sobre história natural, focando principalmente aves, visitou a Austrália com o intuito de conhecer sua fauna, até então pouco conhecida e realizar ilustrações de aves. Foi a partir de seu retorno em 1840, através dos livros e ilustrações divulgadas, que o público teve sua atenção chamada para a beleza das aves daquele continente, especialmente a Calopsita. Por isso, eu e algumas pessoas achamos que ele foi a primeira pessoa a contribuir para que as calopsitas fossem levadas para fora da Austrália.


Características


As Calopsitas assim como as Cacatuas são belíssimas aves que tem uma linda crista (topetinho) que se move de acordo com os seus sentimentos. Elas são muuuito inteligentes, e a minha calopsita é muito trelosa. São criaturas muito dóceis e amáveis.
Além disso, elas cantam muuuito.

Tamanho: Chega a aproximadamente 30 cm quando adulta.
Envergadura: 45cm

Elas tem várias cores e tamanhos. Elas podem ser:

Lutino: O mais popular e apreciado, são pássaros de cor dominante branca, com olhos vermelhos, pés rosados, crista amarela, bico marfim, cabeça amarelada com bochechas vermelhas. Nas asas e na cauda, também está presente o amarelo.

Cinza ou Normal (Normal Grey): Essa é variedade selvagem original, que se encontra na natureza, com o corpo cinza e a bordas das asas brancas. Os machos tem a crista e a cabeça amarela, a fêmea é cinza amarelado com a cabeça cinza. Ambos têm na bochecha manchas arredondadas na cor vermelha, sendo que as fêmeas tem o tom de vermelho mais suave.

Pérola: Essa é a raça da minha calopsita. Há uma falta de melanina no centro de cada pena, fazendo com que haja uma falta de coloração uniforme, resultando em penas com coloração em forma de concha. De modo geral, mostram as duas manchas laterais à cabeça, as faces são amarelas salpicadas de cinza, e a crista amarela riscada de cinza. As penas das costas exibem um padrão escamado, resultante da ausência de melanina no seu centro.

Existem muuuuitas outras espécies de calopsita por todo o mundo, mas eu resolvi falar só dessas três. As outras espécies são: Arlequim, Canela, Cara branca, Fulvo, Cara amarela, Pastel, Prata Recessivo e Prata, Prata Dominante, Oliva ou Esmeralda, Platinum e TEM ATÉ ALBINO. ¬¬



Tempo de vida: Na natureza ela pode vier cerca de 30 anos. Em cativeiro podem chegar a viver na média de 15 a 20 anos. Agora imagina 15 anos com um bichinho gritando no seu ouvido e cagando tudo que vê pela frente... oO....Mas vale a pena! *-*

Alimentação


A alimentação das calopsitas é bem simples porem deve ser bem variada. É composta principalmente por ração e sementes.


Comportamento

É um otimo bichinho de estimação para toda a família. Elas se apegam às pessoas da casa e normalmente quando as vêem assobiam e se aproximam das grades da gaiola para chamar a nossa atenção. Como eu disse, são muito dóceis e assobiam bem alto. Algumas podem sofrer maus tratos e por conta disso, adiquirir e medo das pessoas. Mas fora isso ela é excelente. E também, é muito raro que elas cheguem a falar. Outra coisa que também chama muito a atenção das pessoas é que existe a possibilidade de amansar as calopsitas, assim como eu amansei a minha. :)


Identificação:





Agora Dock tá brincado de comer minha cadeira '-'...

Bom gente, tem muito mais coisas pra escrever auqi sobre elas, mas eu já tô meia cansada. Vou indo :*

2 Beijos, Lorenna :*:*

P.S.: A minha calopsita fez cocô na minha impressora. A impressora tá com defeito.. '-'

Um comentário: